sexta-feira, 29 de julho de 2011

''A Intimidade Segundo a Palavra de Deus''

O Cristão e a Sexualidade

1Coríntios 7.2-5 é, sem dúvida, a mais clara passagem sobre o assunto. Dela, três idéias podem ser extraídas:
2   Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
3   O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
4   A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
5   Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (1Coríntios 7.2-5)
  • Tanto o marido quando a mulher têm necessidades sexuais idênticas e definidas. Sexo não é prerrogativa do homem, sendo a sua parceira apenas submissa, passiva, acomodada e silenciosa. Isso viola a natureza, pois, ao contrário do que muitos podem pensar, 1Coríntios 7.3a faz a esposa valer seus direitos. 3   O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
  • A responsabilidade do marido é satisfazer as necessidades emocionais, sexuais e espirituais da sua esposa, e vice-versa. É uma experiência solidária. (compreensão, diálogo, renúncia e etc). O objetivo é estimular o prazer, compreensão, alegria, sastifação. Qualquer coisa contrária deve ser banida. Pontos que devem ser ponderados:
    • Vocês não estão em uma relação para serem julgados por ninguém.
    • Você é responsável pela sua intimidade e ninguém tem autoridade para interferir.
    • Há princípios na intimidade que visam freiar a brutalidade do homem (1 Pe 3.7) – “Maridos coabitai com entendimento dando à mulher a preferência”
    • O homem não pode fazer nada que a mulher não queira e consinta.
  • A satisfação das necessidades sexuais dos santos não entra em conflito com a piedade da vida espiritual. Pelo contrário, vida sexual equilibrada é boa mordomia. Paulo fala, mesmo, em oração no seu comentário sobre esse importante tema (cf. v.5).
    • A pratica sexual deve ser ativa. Sexualidade ativa anda de mãos dadas com casamento sadio.
    • A sexualidade não é mercadoria para negócio.A esposa não pode restrigir o desejo do esposo e vice-versa.
    • Sexualidade não é coisa terrível.
A sexualidade atinge 4 (quatro) áreas essências do ser humano:
Física, psicológica, sociológica e espiritual.
Após o ato sexual o corpo descarrega no cérebro uma grande carga de ENDORFINA (ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer. Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde.) e esta diz para o cérebro que está tudo bem.
Tempo gasto com o ato sexual
Um estudo, publicado na revista Journal of Sexual Medicine, apresenta algumas qualificações quanto ao tempo gasto em um ato sexual

Adequado entre três e sete minutos;
Desejável de sete a 13 minutos;
Curto demais de um a dois minutos;
Muito longo de dez a 30 minutos.
(http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2723906-EI8148,00.html)

O marido precisa entender o que se passa no coração, cabeça e corpo da sua mulher quanto ao sexo, e ela, por seu lado, necessita compreender que significado tem o sexo para seu esposo. Mulheres que se queixam de que os maridos só pensam em sexo, muitas vezes espelham problemas como a não apreciação das relações, ou a não compreensão das necessidades de seu santo, ou, ainda, a preocupação mais com elas mesmas que com o bem-estar do casal.

Vamos entender: Cantares 4,5 e 6 ; Pv 5.15-19; Ec 9.9
  • o ato sexual é importante porque satisfaz o instinto do marido. Deus o colocou em nós, portanto pecado não pode ser. O instinto sexual no homem é constante, o que significa que ele não precisa de muito estímulo para ficar preparado.
  • É importante porque satisfaz o senso de feminilidade da esposa. Nos primeiros dias de casada apresenta-se a insegurança, mas agora isso passou, o ritmo da vida, inclusive o sexual, já é normal ou relativamente normal. Mas é preciso entender o coração da mulher que quer ser amada, vista e sentida como mulher. De fato, as mulheres mais frustradas do mundo são as que abafam sua feminilidade, o que não pode acontecer com uma santa filha de Deus. Uma esposa vai além de mãe e dona de casa: é parceira sexual do marido. Se o ato conjugal não for bom para ela, será muito difícil ter sucesso como mãe e dona de casa.
  • É importante o ato sexual para o marido porque faz aumentar o amor pela esposa, reduz as tensões no lar e proporciona uma experiência emocional sem par.
  • Para sua esposa dá segurança quanto ao amor do companheiro: amor de companhia, de compaixão e de romance.
  • E ainda: satisfaz o instinto sexual da santa, que é diferente do instinto sexual do homem. A imagem do fogão a gás e do fogão a lenha para descrever a prontidão do homem e da mulher para o sexo é corriqueira porém verdadeira: a lenha (às vezes verde) demora a pegar fogo, mas quando queima...

Benefícios proporcionados por um avida sexual ativa
A maioria gosta e sabe que faz bem tanto para o corpo como para alma. Existe duvidas de quantas vezes fazer, bem não existe consenso, mais aí vai algumas razões para você pensar em aumentar a dose.
1 - O coração é exercitado durante o ato sexual.
2 - Durante o ato sexual e principalmente na hora H o corpo libera endorfina, que é o mais poderoso analgésico natural que existe, assim como a ocitocina, a combinação dos dois ajuda a aliviar dores crônicas.
3 - Durante o ato sexual o indivíduo se sente desejado e a auto-estima se eleva, seu cérebro sai ganhando nessa brincadeira.  A prática do sexo ajuda a curar as depressões leves, pois faz circular a endorfina por meio do sistema sangüíneo, o que produz uma agradável sensação de euforia e bem-estar.
4 - O esforço de uma atividade sexual equivale a um trote a 7,5 quilômetros por hora (mais ou menos) . É possível queimar até 560 calorias em uma relação sexual. O sexo é um dos exercícios mais completos que existe, já que entram no jogo todos os músculos do corpo.
5 - Está comprovado que o sexo diminui o nível de ansiedade, um dos grandes males de nossa vida atual.  Um corpo sexualmente ativo agrega maiores quantidades de feromônios - os hormônios da atração. Fazer amor alivias as tensões nervosas. E por estar menos irritada, você consegue desempenhar melhor as atividades de sua rotina. sexo é o melhor tranqüilizante do mundo, muito mais eficiente que qualquer prescrição médica. A prática com regularidade melhora notavelmente sua saúde mental, já que o sexo permite a liberação do excesso de adrenalina.
6 - Fazer sexo aumenta a imunidade, o nível de anticorpos no organismo aumenta.
7 - Dependendo de como o casal se comporta, vários grupos musculares são trabalhados durante o ato, seja mais ousado, mas cuidado.
8 - As mulheres que continuam a brincar com seu companheiro, mesmo após a menopausa apresentam menos atrofia do órgão genital e sentem menos dores.
9 - Após o orgasmo o corpo recebe muitas substâncias que levam ao relaxamento muscular e, portanto um sono melhor. É um ótimo remédio contra a insônia, já que com as mudanças bioquímicas que ocorrem durante o ato sexual o corpo relaxa e entra em um estado de sono profundo.
10 - Ao se envolver no ato sexual, a mulher produz o dobro da quantidade de estrógenos - hormônio responsável por manter a pele macia e o brilho no cabelo. Além do mais, retarda o processo da osteoporose e protege contra a hipertensão.
11- Suar (resultado inevitável do sexo) é saudável para a pele, pois contribui para a limpeza dos poros. Além de eliminar as possíveis dermatites, erupções e manchas cutâneas.
12 - Beijar com freqüência permite que os lábios melhorem sua forma, cor e aparência.

13- Fazer amor ajuda a prevenir as celulites, uma vez que ativa a circulação dos fluídos linfáticos, que são os encarregados de eliminar bactérias, toxinas e outras substâncias que se acumulam especialmente nos músculos.

Fonte: htpp://saude.abril.uol.com.br/

Os sentidos e o estimulo sexual
VISÃO

A visão é, provavelmente, a fonte de estimulação sexual mais importante que existe.
No homem, existem numerosos estímulos visuais envolvidos na atração sexual, que vão muito além da visão dos genitais do sexo oposto. A forma de mover-se, um olhar, um gesto, inclusive a forma de vestir-se, são estímulos que, enquanto potencializam a capacidade de imaginação do ser humano, podem resultar mais atraentes que a contemplação pura e simples de um corpo nu.

AUDIÇÃO
Em praticamente todas as sociedades humanas, o uso de frases e canções amorosas constitui uma das preliminares mais habituais. Libertado o cérebro da carga social, uma frase erótica, sussurrada ao ouvido, pode resultar tão incitadora quanto um bramido de elefante na imensidão da selva.Não só as primeiras palavras, mas também os tons de voz deverão responder aos padrões de saúde e genética desejados na escolha do(a) parceiro(a).
TATO: a pele com a qual amamos
A superfície do corpo humano, com aproximadamente dois metros quadrados de extensão é, poderíamos dizer, o maior órgão sexual do homem. Mais do que simplesmente um dos sentidos, o tato é a resultante de muitos ingredientes: sensibilidades superficiais (epidérmicas e dérmicas), profundas - como a proprioceptiva, ligada a movimento -, vontade de explorar e atividade motora, emoções,  memória, imaginação.
Existem cerca de cinco milhões de receptores do tato na pele - as pontas dos dedos tem uns 3.000 que enviam impulsos nervosos ao cérebro através da medula. O sentido do tato proporciona um contato imediato com os objetos percebidos e, na relação humana, é uma experiência inevitavelmente recíproca: pele contra a pele provoca imediatamente um nível de conhecimento mútuo.
Encontramos homens com problemas sexuais que não beijam, não abraçam e nem acariciam sua parceira. Para quê? Pensam eles. Este modelo de comportamento impede que muitos casais desfrutem do prazer que pode proporcionar o simples fato de dar e receber carícias.
A estimulação tátil é uma necessidade básica, tão importante para o desenvolvimento como os alimentos, as roupas, etc.. O contato físico é a forma de comunicação mais íntima e intensa dos seres humanos, segundo alguns estudos, até os mais insignificantes contatos físicos tem notáveis efeitos.

PALADAR
Desde muito cedo, a boca é a primeira fonte de prazer. Com 16 semanas de vida, além de fazer caretas, levantar as sobrancelhas e coçar a cabeça, as papilas gustativas já estão desenvolvidas. A experiência tem demonstrado que o feto faz careta e para de engolir quando uma gota de substância amarga é colocada no líquido amniótico. Por outro lado, uma substância doce provoca a aceleração dos movimentos de sucção e deglutição.
Aliás, o prazer do paladar continua na fase em que o bebê se amamenta através do mamilo da sua mãe. Daí para frente, o paladar fica cada vez mais apurado.
A boca é a última parte a adquirir todas as formas e recortes finais, embora seja a primeira a sentir as emoções iniciais da vivência.
A língua é a base de todo o paladar e a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo e mais versáteis. Um beijo combina os três sentidos de tato, paladar e olfato. Favorece o aparelho circulatório, aumenta de 70 para 150 os batimentos do coração e beneficia a oxigenação do sangue.
Sem esquecer que o beijo estimula a liberação de hormônios que causam bem-estar. As terminações nervosas reagem ao estímulo erótico e promovem uma reação em cadeia. Ao mesmo tempo, as células olfativas do nariz – mais próximas da boca – permitem tocar, cheirar e degustar o outro.
Para apimentar seu casamento observe o que pode ser feito através de um único beijo:
Um beijo doce

Este tipo de beijo se usa para descongelar uma pessoa que pareça ser feita de gelo. A suavidade dos lábios e a ternura dos movimentos são a estratégia principal. Carícias na face e na nuca também são extremamente importantes, porque conseguem derreter qualquer pessoa. Você tem que querer romper com calma a frieza da outra pessoa, porque está claro que se ela não quisesse ser beijada sairia correndo. Mas como você quer ser importante para quem está beijando, deve, depois do beijo, deixá-lo totalmente derretido.

Um beijo derretedor

Imagine um beijo suave, parecendo uma mordida lenta com os lábios. As mãos acariciam a nuca e depois a língua vai dar uma volta na área atrás das orelhas. Quando bem utilizada, esta tática consegue animar qualquer pessoa, porque a sensibilidade das orelhas é altíssima em todas as pessoas. É necessário um clima de romantismo para poder fazer efeito. Não é um beijo simples, mas vai um pouco além na escala da sedução em relação ao beijo doce. É uma proposta para explorar sensações agradáveis em lugares que não sejam só a boca. É adequado para momentos cheios de magia, quando as duas pessoas já estejam “nas nuvens”. É melhor que você preste atenção a qualquer sinal que a outra pessoa possa emitir, porque se ela não está gostando é melhor parar antes que você passe do limite.

O  beijo apaixonado

Estes beijos são adequados única e exclusivamente para momentos superapaixonados. Começe dando pequenos beijos carinhosos e depois vá esquentando o clima. Começam com um beijo de língua simples e vão aos poucos entrando em sintonia, transformando um beijo que seria considerado derretedor em uma ocasião superexcitante. Às vezes, pode até ser os momentos iniciais para outra coisa… E, claro, eles não duram menos que 15 minutos… muitas vezes, podem terminar só depois de várias horas.Por causa das sensações que estes beijos produzem, é claro que eles podem ser apenas o princípio para outras carícias e, talvez, até mais coisa. Por issso, é muito importante que você tenha em mente que o lugar e o momento devem ser adequados e, além disso, esteja ciente que não é apenas o recurso que você  pode utilizar. Carinhos em outras partes do corpo são essenciais.

OLFATO
   O amor não começa quando os olhares se encontram, mas sim um pouco mais embaixo, no nariz. "Há circuitos que vão do olfato até o cérebro e levam uma mensagem muito clara: sexo. Alguns pesquisadores afirmam que exalamos continuamente, pelos bilhões de poros na pele e até mesmo pelo hálito, produtos químicos voláteis chamados ferormônios.
Os ferormônios podem sinalizar interesses sexuais, situações de perigo e outros.Os ferormônios produzem reações químicas que resultam em sensações prazerosas. À medida em que vamos nos tornando dependentes, a cada ausência mais prolongada nos dizemos "apaixonados" – a ansiedade da paixão, então, seria o sintoma mais pertinente da Síndrome de Abstinência de Ferormônios. Com ou sem ferormônios, é fato que a sensação de "amor à primeira vista" relaciona-se significativamente a grandes quantidades de feniletilamina, dopamina e norepinefrina no organismo. 


PRINCIPIOS DA INTIMIDADE APROVADA POR DEUS

Escrito por Moisés Sampaio


Nenhum comentário:

Postar um comentário